sábado, 19 de janeiro de 2013

Nação: saiba um pouco mais

Pra quem não conhece e quer passar a conhecer, fizemos um apanhado das atividades da Nação Hip Hop na cidade, juntamente com algumas de nossas propostas e objetivos para esse ano de 2013. Conheçam um pouco mais sobre nossa entidade.


  • Mar/2006- Produção da parte artística na Jornada de lutas do movimento estudantil realizado pela APE. 
  • Mai/Jun- 2006- Eventos na comunidade Oswaldo Cruz com a participação de grupos de rap e de dança do Rio de Janeiro e realização de oficinas dos 4 elementos: rima, dj, break e grafite. 
  • Ago/2006- III Bienal do Livro de Petrópolis, onde fizemos uma pequena explanação sobre nossas diretrizes e contamos com a presença do Secretário de Cultura e Turismo do município que participou da mesa falando da importância dessa iniciativa. Nossa intervenção consistiu em: painel de grafite que ficou exposto na feira; mostra de um curta metragem de skate produzido pelos esportistas da cidade; apresentação de break e rap. 
  • Set/2006- Intervenções Artísticas na passeata em apoio ao então candidato Luis Inácio Lula da Silva na Avenida Rio Branco. 
  • Nove/2006- I Semana da Consciência Negra- Evento na Praça da Liberdade onde mostramos os talentos locais do movimento HipHop. 
  • Jan/2007- V Bienal de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da UNE- Participamos não só como artistas, mas também no planejamento e execução das atividades referentes à cultura HipHop durante o evento. Oficinas, palestras e shows. 
  • Fev/Abril/2007- RapHour- Evento semanal realizado no bar Tomates as quintas-feiras onde abrimos o espaço para os jovens artistas da cidade mostrarem suas músicas, além de acontecerem batalhas de rimas, tipo de competição que envolve criatividade poética e interatividade com o público. 
  • Mar/2007- Aniversário da cidade- No parque de exposições em Itaipava fizemos uma atividade recreativa envolvendo obstáculo de skate, apresentação da banda Rimarx de Dj e Mc's.
  • Mai/2007- O Confronto Final- Evento que reuniu 6 dos melhores Mc's da cidade de Petrópolis, dois do Rio de Janeiro( sendo um do sexo feminino), além do show do Mc Marechal que é o principal nome do improviso nacional e produtor de Marcelo D2. E o grande vencedor teve uma vaga na Liga dos Mc's 2007 competições de nível nacional. 
  • Jun/2007- Nação na praça- Intervenções da Nação HipHop em bairros da cidade, com realização de oficinas não só referentes à cultura HipHop como também: teatro, percussão, malabares, skate, basquete de rua, etc. Esse projeto é na verdade nosso objetivo centra desde a fundação a entidade, porém se faz necessário potencializarmos a cena do HipHop na cidade pra depois levarmos essa cultura aos bairros. 
  • Set/2007- Nação na Praça- Mosela 
  • Out/2007- RapHour- Teatro Afonso Arinos, dentro de cultura, batalhas de rimas e de break, exposição de grafite. Shows de rap com artistas locais. 
  • Nov/2007- RapHour
  • Jan/2008- Skate Manifesto- Evento que acontece no Centro Cultural Estação Nogueira e contou com a participação de 50 skatistas da cidade e da região, juntamente com a apresentação de artistas de rap, grafiteiros e dançarinos de break. 
  • Fev/2008- Nação na Praça- Alto da Serra
  • Fevereiro a Dezembro/2012- Ano voltado ao Projeto Roda Cultural do CDC(Centro de Cultura Raul de Leoni). O ato visa reunir artistas de diversos segmentos da arte de rua, troca de ideias, adquirir novas informações e manter um bom diálogo entre os artistas e o público. Concluímos o ano com os eventos Conexão Serra e Confronto Final, em parceria a Prefeitura Municipal de Petrópolis, o Grupo Tribo de Gonzaga e o Grupo Solstício do Som, idealizador do Projeto Corredor Cultural. Nos eventos aconteceu uma ponte cultural entre as cidades do Rio de Janeiro, Teresópolis e Juiz de Fora- MG, com shows e participações nos eventos que fecharam o ano. 
Propostas para parcerias: 

Oficinas- Cultura HipHop. Os elementos do hip hop interligados: Break; Grafite; Mc; Dj. 

Nação nas escolas- Uma série de palestras e oficinas nos colégios das redes municipais e estadual incentivando os estudantes a se aproximarem da literatura, artes plásticas, dança e esportes "alternativos" de uma forma sadia, sempre elevando a consciência e ressalvando a importância da busca por informação, afastando a juventude do mundo das drogas e da marginalidade, promovendo a integração social, além da profissionalização de nossos artistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário